07/11/2017 13:28 - Atualizado em 07/11/2017

Travessia do Canal de Ilhabela reúne 900 atletas

Grandes nomes da modalidade como Allan do Carmo e Betina Lorscheitter, da seleção brasileira, além de nadadores experientes como Samir Barel, Marcos Campos e Patrícia Farias, participaram do evento que teve estreia de percurso alternativo.

 A Travessia do Canal de Ilhabela é cheia de curiosidades e uma delas é a existência de 3 percursos, variável de acordo com as condições climáticas. O percurso sul, realizado apenas na primeira edição da prova, acompanha o oleoduto e depois segue uma diagonal até o Saco da Capela. Já o percurso leste, utilizado nas duas últimas edições, exige um bom condicionamento físico devido ao forte vento leste que pode fazer o atleta nadar em “S” ao invés da linha reta. Mas neste domingo (05), na quarta edição do evento, São Pedro decidiu testar a terceira e última opção. A previsão de chuva, o vento forte que poderia chegar à 24km/h e a forte corrente lateral obrigou a montagem um circuito fechado, contornando a costa e não atravessando o canal, para garantir a integridade física dos competidores. 

"A Travessia do canal em si já um evento muito trabalhoso, colocar 900 pessoas na água com segurança não é nada fácil e neste fim de semana, com corrente lateral muito forte, era um grande risco. Por isso, optamos pelo formato em circuito. Quem viu a prova pela costa da ilha, em especial os últimos 200 metros, notou o quanto a corrente estava dificultando para os atletas. Então, podemos dizer que a edição 2017 ficou marcada pela segurança", contou Patrick Winkler, um dos organizadores do evento e editor da Swim Channel, maior portal de natação do Brasil. 

Apesar do mau tempo, a prova foi bem avaliada pelos participantes, como Samir Barel, quinto colocado geral da prova masculina. "Saímos à 3.200 metros da costa de São Sebastião, com a ilha do nosso lado direito e acabamos pegando uma corrente à favor. Apesar de ter sido um percurso diferente do que se esperava foi um percurso muito bonito e muito seguro, o que é o mais importante para nós competidores. Muito bom a organização prezar pela saúde física dos nadadores."

Participaram do evento grandes nomes da modalidade, como Allan do Carmo, melhor nadador do mundo de águas abertas em 2014 pela FINA, Betina Lorscheitter, integrante da seleção brasileira de maratonas aquáticas, e Luiz Felipe Lebeis, ouro no Rei e Rainha do Mar.

Alguns atletas experientes, como Marcos Campos e Patrícia Farias, que nesta temporada venceram a Travessia Capri-Nápoles, uma das mais prestigiadas do circuito mundial, também aproveitaram o evento no Litoral Norte Paulista para se preparar para a tradicional 14 Bis, última grande ultramaratona aquática da temporada brasileira. "Foi uma prova de velocidade, que não é muito meu forte, mas acho que fui bem no geral. O corpo estava um pouco cansado, fizemos muitos treinos de alto volume, porém dei meu melhor, finalizando no Top10. Essa semana vai ser mais leve, estou entrando na fase de polimento e espero chegar bem preparada para brigar pelo pódio", contou Patrícia.

Por: Onboard Sports / Flavio Perez

Fotos: Divulgação e Carla Falleiros

Mais notícias de Natação