14/07/2017 15:58 - Atualizado em 14/07/2017

Em Wimbledon, tudo branco no branco.

Nesta semana, tenistas tiveram que trocar de cuecas pretas por brancas a pedido do juiz.

 Antes de entrar no fato que aconteceu nesta semana com os tenistas juvenis, vale conhecer  sobre o surgimento do tênis em Wimbledon, que até justifica as tradições, afinal são 140 anos de um torneio considerado de muito prestígio e o único disputado em quadras de grama.

Em 1868,  foi criado o All England Club para a disputa de críquete, com sede da Worple Road, e em 1875 passou a ter quadras de tênis , um ano depois que o major Walter Clopton Wingfield patenteou a nova modalidade na Inglaterra então passou a ser  All England Lawn Tennis and Croquet Club.
Para ampliar a sede e principalmente consertar um rolo de grama em 1877, o Club a organizou um torneio de tênis para aumentar fundos,  cobrando inscrição e oferecendo um troféu.
Padronizar regras foram  um tanto confusas, e assim um Conselho redigiu normas que permanecem praticamente inalteradas até hoje, à exceção da altura da rede e dos postes e da distância da linha de saque em relação à rede.
E com todos estes anos  do tênis,  agora iremos entrar em um fato inusitado, onde uma das tradições que se mantém firmes é o código da vestimenta , que tem que ser totalmente  branca.
Cabeças de chave de duplas  número 1, o húngaro Zsombor Piros e o chinês Wu Yibing, ambos de 18 anos, tiveram de sair de quadra para trocar a cueca , que eram da cor preta para brancas, estas, oferecidas pela organização.
Envergonhados com a situação, ao retornarem trocados com as cuecas brancas e com as pretas nos bolsos...rapidamente guardaram nas raqueteiras. O mesmo se repetiu  em partida juvenil de simples,  com Jurij Rodinovde 18 anos.

O uniforme tem que ser totalmente branco, não podem ser vistas peças íntimas através de roupas transparentes, o solado do tênis  branco, só é permitida uma área específica para patrocinadores.
Em 2013 Roger Federer teve que trocar o tênis porque a sola era laranja e neste ano Venus Williams precisou trocar de roupa porque a alça do top rosa estava aparecendo.
Com certeza, a rigidez na tradição faz com que o torneio em Wimbledon se mantenha como um dos mais importantes e charmosos do calendário do Grand Slam.

Mais notícias de Tênis